A Missa - Parte por Parte, Capítulo 41, Pe. Luiz Cechinato
Capítulo 41 - O Ano Litúrgico
- O Ano Litúrgico é o "Calendário Religioso" que revive anualmente o Mistério da Salvação centrado em Jesus. Ele não coincide com o ano civil: começa e termina quatro semanas antes do Natal e é composto por dois grandes ciclos (Natal e Páscoa).
- O Natal tem um tempo de preparação, o Advento; a Páscoa também, a Quaresma. Entre esses dois temppos, tem o Tempo Comum, um longo período (34 semanas).
- A sequência do Ano Litúrgico é:
- Advento: inicia a quatro semanas antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festa, mas de esperança e preparação. As personagens em destaque são: Isaías, João Batista, Maria e Jesus.
- Natal: começa no dia 25 de dezembro e por mais três domingos. É um tempo de alegria que comemora o nascimento de Jesus. Os destaques desse tempo são a Sagrada Família, Maria Mãe de Deus, a Epifania e o Batismo de Jesus.
- Tempo Comum: a primeira parte começa após o Batismo de Jesus indo até terça-feira antes da Quarta-feita de Cinzas. A segunda parte recomeça em Pentecostes até o Primeiro Domingo do Advento. Neste tempo, o destaque é a vida de Jesus e suas pregações, portanto, é um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.
- Quaresma: inicia na Quarta-feira de Cinzas indo até a quarta-feira da Semana Santa. É um tempo de conversão, penitência, jejum e oração, em preparação para a Páscoa.
- Páscoa: inicia com o Tríduo Pascal, na quinta-feira da Semana Santa, durando por 50 dias, até a festa de Pentescostes, a vinda do Espírito Santo. É um tempo de alegria que celebra a ressurreição de Cristo.
Comentários
Postar um comentário