A Missa - Parte por Parte, Capítulo 40, Pe. Luiz Cechinato
Capítulo 40 - Missas de Formatura e Defuntos
- Deus na põe limite na graça ofertada na Missa: cada um leva para casa, o quanto conseguir carregar, por isso tem gente que acha a Missa "sem graça" e "sai do jeito que entrou", isso pode acontecer porque a pessoa não estava disposta a ouvir a Palavra de Deus e receber os dons do Espírito. Mas Jesus nos diz, abertamente, que quem quiser ir até Ele pode ir e beber a água da vida (Jo 7, 37).
- É muito comum que sejam celebradas Missas de ação de graças específicas para cada momento, como aniversários, formaturas. Mas, infelizmente, muitas vezes essas missas são consideradas apenas um evento social, sem mistério, oração ou fé. Ocorre até mesmo pessoas que comungam sem saber o que estão fazendo. Para essas Missas, portanto, é necessário que elas sejam bem planejadas e com uma Assembleia preparadaa, para que a Eucaristia não se torne algo vazio.
- A oração tem um efeito retroativo, então é muito comum rezar por quem já faleceu, mesmo que á bastante tempo. "A oração não está presa no tempo": podemos rezar pelo passado, presente e futuro. Assim, é prudente fazer a Missa do sétimo dia, visto que rezar pelos defuntos é certo e bom.
Comentários
Postar um comentário