A Missa - Parte por Parte, Capítulo 34, Pe. Luiz Cechinato

Capítulo 34 - Cordeiro de Deus


  • Enquanto o Presidente coloca um pequeno pedaço da hóstia no cálice, ele reza em voz baixa "Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna". Ao mesmo tempo, a Assembléia reza o Cordeiro de Deus. Nesta oração, todos pedem perdão mais uma vez "Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós", porque, claro, todos devem estar purificados de seus pecados para receber o Corpo de Cristo.
  • O sacerdorte se inclina diante do Santíssimo Sacramente, pedindo a Jesus que aquela comunhão seja para sua salvação e que ninguém se atreva a receber o Corpo de Cristo indignamente.
  • Após esse rito, o Presidente apresenta a Hóstia consagrada, "Felizes os convidados para a Ceia do Senhor...", e todos dizem "Senhor, eu não sou digno de que entrei em minha morada...", orações retiradas de Mt 8, 8. Isso porque ninguém é digno de comungar, mas, com fé e humildade, nos aproximamos da Eucaristia, como um alimento que fortalece a nós, pecadores, na caminhada da libertação de todo mal.
  • Jesus é o Cordeiro Pascal, e Seu sangue na cruz pagou o preço do nosso resgate e fomos libertados do pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Índice: A Missa - Parte por Parte, Pe. Luiz Cechinato

A Missa - Parte por Parte, Capítulo 1, Pe. Luiz Cechinato

A Missa - Parte por Parte, Capítulo 2, Pe. Luiz Cechinato