A Missa - Parte por Parte, Capítulo 30, Pe. Luiz Cechinato
Capítulo 30 - Orações pela Igreja
- A Igreja é o corpo místico de Cristo. Nela circula a vida da graça, que é a Comunhão dos Santos, afinal, todos os membros formam um só corpo. Assim, como fomos batizados num só Espírito, formamos um só corpo.
- A Igreja está em todo lugar: na terra, ela é a Igreja peregrina e militante; no purgatório é a Igreja padecente; no céu é a Igreja gloriosa e triunfante. Todos os membros se comunicam formando a Comunhão dos Santos, em que uns rezam pelos outros.
- A primeira oração a ser feita é pelo Papa e Bispo Diocesaano, pois eles são os pastores do rebanho, com a missão de ensinar, santificar e governar o Povo de Deus. Vide que até Jesus rezou por Pedro (Lc 22, 31-32). Reza-se também por todos os evangelizadores, evangelizados, conversão dos pagãos e perseverança dos cristãos.
- Reza-se pelos mortos, o que é um ato de caridade, pois os mortos de hoje foram os vivos de ontem e os vivos de hoje são os mortos de amanhã. Todos são uma só Igreja, e essa Igreja intercede pelos mortos, não os julga.
- Por fim, reza-se por nós mesmos, povo santo e pecador, para que estejamos reunidos com a Virgem Maria, os Apóstolos e todos os bem-aventurados no céu para louvarmos a Deus.
- A oração termina com "por Jesus Cristo Nosso Senhor", porque recebemos tudo o que pedimos em Seu nome (Jo 16, 23-24).
Comentários
Postar um comentário