A Missa - Parte por Parte, Capítulo 29, Pe. Luiz Cechinato

 Capítulo 29 - Eucaristia: dos Apóstolos até nós


  • Na Igreja Primitiva, a Celebração Eucarística tinha seis partes:
    • 1) Assembleia celebrativa: todas as pessoas se reuniam no dia do sol (domingo);
    • 2) Palavra de Deus: a Palavra de Deus não era simplesmente lida, mas proclamada com fé, vivida e testemunhada com fatos;
    • 3) Homilia: o Presidente colocava a experiência da Palavra de Deus e fazia exortações;
    • 4) Oração dos Fiéis: os batizados faziam orações intercedendo por toda a comunidade;
    • 5) Beijo da Paz: por serem um comunidade de irmãos muito próxima, após a Oração, eles trocavam o beijo d paz;
    • 6) Anáfora: o preseidente, tomava o pão e o vinho, e fazendo subir a Deus a ação de graças, por uma oração feita na hora, sob inspiração divina. Atualmente, a oração é fixa para evitar abusos neste momento.
  • Após a conversão do imperador Constantino, a Liturgia se tornou algo solene. E algumas coisas foram introduzidas:
    • a Procissão de Entrada (pois o imperador, muitas vezes, entrava de modo solene);
    • a Procissão das Oferendas (muitos pagãos se converteram e eles tinham o hábitos de ofertar coisas a Deus);
    • as pinturas com a história de Jesus (visto que muitos não falavam latim e não entendiam o que era falado na celebração);
    • orações particulares e devoções (terço, novenas, leituras piedosas);
    • altares laterais (para os sacedortes rezarem a Missa individualmente e com o coroinha fazendo a vez da Assembleia);
    • a Comunhão dada ao povo passou a ser somente o pão,
    • a missa perdeu o sentido de Ação de Graças, passando a valorizar mais o sacrifício.
  • Com o Concílio do Vaticano II, ocorreram outras reformas:
    • foram retiradas as orações ao pé do altar, o último Evangelho e as Ave-Marias ao final da missa;
    • cada país passou a fazer a Missa em seu próprio idioma, recuperando a participação da Assembleia;
    • a Comunhão voltou a ser dada sob duas espécies, insistindo-se que ela fosse dada dentro da Missa (fora da Missa somente para os doentes);
    • a Celebração Eucarística passou a ter ais importância que a Bênção com o Santíssimo;
    • resgatou-se o Abraço da Paz;
    • introduziu-se a Oração dos Fiéis e retirou-se as orações paralelas (terço, novenas, leituras piedosas).



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