A Missa - Parte por Parte, Capítulo 28, Pe. Luiz Cechinato

 Capítulo 28 - Ceia Eucarística: sua origem


  • A Ceia Pascal Hebraica foi instituída por Deus a Moisés e a todo Povo Judeu (Nm 9, 1-5). Durante a ceia, os judeus recordem a História da Salvação e de como os judeus foram libertados da escravidão do Egito. A salvação do povo judeu é motivo de alegria, portanto, esta é uma ceia muito abundante. Nela, ocorre a queima do pão velho: o chefe da família percorre toda a casa com uma vela e queimando todo pão velho da casa, simbolizando que ele não tem mais parte no pão velho que representa a escravidão no Egito.
  • A Ceia Eucarística tem sua origem na Ceia Pascal Hebraica. Jesus era judeu e por isso mandou seus discípulos preparem a Ceia Judaica. Porém, em sua Ceia, Jesus estabeleceu a Eucaristia, dando à ceia um novo sentido. O que antes representava o memorial da libertação do povo judeu, agora representa o Cristo Ressuscitado, libertação de todo o povo do pecado. 
  • Em suas pregações, Jesus havia feito a promessa de dar o pão vivo descido do céu que seria sua própria carne, e é na Ceia que ele cumpre esta promessa. E assim como Ele nos instrui, fazemos esta Ceia em memória dEle, e não só da sua morte, mas de Sua vida e e ressurreição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Índice: A Missa - Parte por Parte, Pe. Luiz Cechinato

A Missa - Parte por Parte, Capítulo 1, Pe. Luiz Cechinato

A Missa - Parte por Parte, Capítulo 2, Pe. Luiz Cechinato