A Missa - Parte por Parte, Capítulo 15, Pe. Luiz Cechinato
Capítulo 15 - Segunda Leitura e Aclamação
- A Segunda Leitura da Missa é, quase sempre, uma das Cartas (ou Epístolas) do Novo Testamento. Esta leitura também é conhecida como Leitura do Apóstolo, pois, embora não seja seja uma carta, ela sempre é algum livro escrito por um Apóstolo.
- A Segunda Leitura ocorre apenas nas missas dominicais ou festivas. Durante a semana, há somente a Primeira Leitura e o Salmo (além do Evangelho).
- De modo geral, a Liturgia da Palavra nos dá uma boa visão da História da Salvação no decorrer do ano.
- No Novo Testamento, temos o livros dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas, e que mostra a experiência da Igreja primitiva. Neste livro, encontramos os quatro pontos fundamentais da vida da Igreja: o queerigma (primeiro anúncio do Evangelho), a catequese (educação na fé), a vida em comunidade, e a missão apóstolica (destacando Pedro e Paulo). O centro deste livro é a morte e a ressurreição de Jesus. Nas Cartas encontramos orientações prática e doutrina para uma vida cristã. As cartas podem ser dirigidas a pessoas (Tito, Timóteo) ou comunidades (Filipenses, Gálatas). As primeiras 14 cartas são as Cartas Paulinas, pois todas foram escritas por São Paulo ou por algum de seus discípulos. O Apocalipse foi escrito por João Evangelista. Apocalipse significa revelação e encoraja a todos para permanecerem fiéis a Jesus.
- Após a Segunda Leitura, temos a Aclamação do Evangelho, que é cantada em pé.
Comentários
Postar um comentário