Formação: Tempos Litúrgicos - Advento
Advento
O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico e antecede a Festa do Natal de Jesus. No Catecismo (524), lemos que “ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda.”
A palavra advento tem origem no latim adventus, que significa vinda, chegada. Portanto, este é um período de preparação e esperança.
Neste período, manifestam-se dois aspectos da vinda do Senhor: a vinda definitiva do Senhor (Advento escatológico) e Sua primeira vinda (Advento Natalício). Somos, então, apresentados à tríplice vinda do Cristo: o Cristo que veio, o Cristo que vem e o Cristo que virá.
Semanas do Advento
O Advento é composto por quatro semanas, sendo que, em cada domingo, celebramos diferentes aspectos da vinda do Salvador.
No primeiro domingo, meditamos a vigilância da vinda do Senhor. “Ficai atentos e orai a todo momento.” (Lc 21, 36a). “O Espírito e a Igreja rezam: ‘Vem, Senhor Jesus’, porque a sua vinda nos livrará do Maligno.” (Catecismo, 2853).
No segundo domingo, celebramos o anúncio de João Batista, “a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.’” (Lc 3, 4b). “São João Batista é o precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho. ‘Profeta do Altíssimo’, ele supera todos os profetas, deles é o último, inaugura o Evangelho; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe (...)” (Catecismo, 523).
O terceiro domingo é também conhecido como Domingo Gaudete ou da Alegria. Neste domingo, esperamos com grande alegria a vinda do Senhor, por isso, excepcionalmente, utiliza-se a cor rosa nos paramentos litúrgicos. “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos” (Fl 4, 4a).
No quarto e último domingo, celebramos o anúncio do nascimento de Jesus. “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.” (Lc 1, 45).
Símbolos do Advento
A Coroa do Advento é o símbolo deste período. Ela é montada no primeiro dia do Advento, assim como o Presépio e a Árvore de Natal.
Sua forma circular representa algo que é eterno, ou seja, não tem princípio nem fim. Tal é o amor de Deus, o próprio Amor que nunca acaba. O círculo também representa a aliança de Deus com Seu povo.
A Coroa é revestida por ramos verdes. O verde representa a esperança, a misericórdia de Deus. Em Sua primeira vinda, Jesus trouxe esperança e bênçãos, e a cor dos ramos verdes nos recorda tais fatos.
Na Coroa, são colocadas quatro velas simbolizando as quatro semanas. Ao início, quando está apagada, experenciamos o estar na escuridão do pecado. Mas a cada semana, uma vela é acesa e percebemos que chegada de nosso Salvador Jesus, que dissipa a escuridão com sua luz.
Roxo é a cor deste tempo e as velas são, tradicionalmente, roxas. Porém, criou-se o costume de haver velas com diferentes cores, sendo que:
1ª vela – Roxa: simboliza o desejo de conversão;
2ª vela – Verde: simboliza o convite de João Batista para a conversão e espera de Jesus;
3ª vela – Rosa: simboliza a alegria devido ao sim de Maria;
4ª vela – Branca: simboliza a pureza do anúncio do nascimento de Jesus.
Escrito por: Gabriella Hilário | Revisado por: Fábio Canabarro
Comentários
Postar um comentário