Primeiros passos para ler a Bíblia

Eu procurei muuuitas orientações antes de começar a ler a Bíblia!


Ouso dizer que usei mais tempo lendo sobre como ler a Bíblia do que de fato lendo a Bíblia. E olha, difícil. Primeiramente porque as pessoas apresentam mais uma ordem de como ler do que "o que ler, o que estudar". 

O Monsenhor Jonas Abib da Aparecida tem um método de separação dos versículos-chaves entre Promessas, Ordens e Princípios Eternos (1). Bem, não achei que combinasse muito comigo, mas tentei uma vez e funcionou, pois, depois da leitura há um momento de reflexão sobre a mensagem de Deus para mim e atos concretos (2). OK.

Mesmo assim eu queria mais. Não sei o que aconteceu, mas achava que podia fazer melhor. Então, além desse método, também passei a utilizar as notas de rodapé da Bíblia, lendo outros versículos de outros livros, fazendo conexões - mesmo que apenas mentais - e tentando dar uma amarrada no meu pensamento. Além claro de estudar o contexto histórico da época - algumas Bíblias possuem um resumo e é esse o contexto que eu leio (3).

Em resumo, meu modo de leitura é a ordem 1, 3, 2 🙌. Acabo lendo o mesmo trecho do dia então 3 vezes. (E, claro, com minha limitação intelectual, nem ao menos consigo identificar todos os trechos que indicam ordens, promessas e princípios - acabo então tentando selecionar pelo menos um desses três em cada leitura).

A ordem que uso é a sugerida também pelo Monsenhor Jonas (https://padrejonas.cancaonova.com/informativos/artigos/em-que-ordem-ler-a-biblia/) . Ele sugere começar pela 1ª Carta de São João e, bem, essa ordem vem funcionando com reconhecido sucesso.

Já tentei ler a Bíblia e, de modo prepotente 😞, não busquei nenhuma orientação e acho que nem a inspiração divina, assim, me aventurei a começar por Gênesis e minha empreitada foi minguada, sem nenhum êxito. Não tinha nenhum plano de modo de leitura. Só ia lendo e lendo. Ou seja, acabou virando uma leitura de um livro de histórinha - uma vergonha pra mim, afinal, a intenção foi boa, mas sabemos o resto dessa frase né?



Li também que seria importante definir o horário da leitura.Escolhi o horário da manhã, porque então poderia aplicar - com a graça de Deus - o que meditei durante a leitura.

Então, chegou a parte mais díficil: qual Bíblia eu lerei?! Tenho várias Bíblias em casa e comecei a abrir, comparar, então decidi-me pela Bíblia Ave Maria, Edição Catequética, essa é a Bíblia de leitura e grifo. Mas uso ainda duas de apoio: uma gigante que eu tenho aqui em casa e que é herança de família e a Bíblia do Peregrino. Ambas têm muitas notas importantes e que complementam a leitura. Vez ou outra tento procurar algum vídeo, mas apenas para ir assistindo durante o dia.

Ou seja, o primeiro passo não é/foi tão simples, mas posso dizer que a mão de Deus me guiou, pois sinto que estou fazendo o melhor que posso para meu Pai Criador.

Em resumo, precisei definir:

- Um método de leitura;

- A ordem da leitura;

- O horário da leitura;

- Qual Bíblia ler.

Definindo tudo isso, agora sim, o trabalho começa!

Então bora conhecer melhor nosso Pai e a Palavra que Ele nos deixou! 😍



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Índice: A Missa - Parte por Parte, Pe. Luiz Cechinato

A Missa - Parte por Parte, Capítulo 1, Pe. Luiz Cechinato

A Missa - Parte por Parte, Capítulo 2, Pe. Luiz Cechinato